segunda-feira, 21 de março de 2011

Talvez seja por falta de reflexão que...

Muitas pessoas, na maioria, as mulheres que pensam:
>Homem não pode fazer mulher chorar;
>Damas primeiro;
>Preconceito da mulher

Vamos começar somente com esses três. Quem é que disse que homem não pode fazer mulher chorar? Aliás, quantas mulheres não fizeram homens chorar? E alguém disse que mulher não pode fazer homem chorar? Ou vão me dizer que homem que chora, que demonstra ter sentimentos é um ser inferior aos outros homens? Quem pensa de forma arcaica, ou que segue/fala as coisas sem pensar ou que pensa mas não reflete, são um bando de ignorantes. Claro que ignorantes no sentido de cultura, reflexão, racionalismo. Não estou chamando de ninguém de irracional. Afinal, muita gente aprende empiricamente, vivenciando e acaba refletindo sobre algumas frases do cotidiano.

Em algumas situações é "aplicável" essas frases, como no sentido de etiqueta. Mas fala sério! Uma vez vi uma família saindo de um hipermercado e o homem estava sendo extremamente rude com a esposa na frente das crianças, sendo que ela queria que ele a ajudasse a carregar um pouco das sacolas (que aparentavam serem as mais pesadas). Dizia em tom irônico: "Ahhh, mas vocês não estão se achando as dominadoras do mercado e companhia? Agora mostre sua força carregando essas sacolas que eu não vou lhe ajudar não!"

Fiquei extremamente pasma ao ver aquela cena... Mas então, sem chamá-los de burros, que colocasse cada criança pra carregar uma garrafa de refrigerante... u.u (eu acho que era isso que tinha na sacola da mulher). Eram umas três ou quatro crianças. ¬¬ Mas a falta de respeito do marido com a esposa foi o mais chocante.

Não sei se vocês sabem, mas existem mulheres que são extremamentes submissas aos seus esposos. Mesmo que elas apanhem dos maridos, elas não o denunciam, pois tem receio, medo e/ou uma síndrome de estocolmo.

A síndrome de estocolmo são as pessoas que foram sequestradas e que passam a proteger, criar laços afetivos com os sequestradores. "A síndrome pode se desenvolver em vítimas de sequestro, em cenários de guerra, sobreviventes de campos de concentração, pessoas que são submetidas a prisão domiciliar por familiares e também em vítimas de abusos pessoais, como mulheres e crianças submetidas a violência doméstica e familiar. É comum também no caso de violência doméstica e familiar em que a mulher é agredida pelo marido e continua a amá-lo e defendê-lo como se as agressões fossem normais." - Wikipedia

É tanta coisa para criticar que daria um livro. Mulher é indefesa, ingênua, boasinha... É o que vem para o significado de mulher em minha mente. E isso, porque eu sou uma, mas não significa que eu seja uma assim. '-' Há vários tipos de mulheres e homens, mas qual o conceito muda dependendo de sua roda de amigos. Mas é que na minha sala, tem uma garota que todo mundo fala que ela é assim e que vai sofrer muito quando for 'independente'. Ela se acha a garota que pode fazer tudo mas que ninguém pode fazer com ela as brincadeirinhas. Falar que tem chiclete no cabelo dela é motivo pra entrar em desespero. Mesmo quando todos estão rindo. Uma vez, ela passou corretivo na perna da menina em cima de uma picada de pernilongo e disseram que teria que amputar a perna da garota. Meu deus! Como essa menina chorou pedindo desculpas...

Mas enfim, os pensamentos machistas e feministas não são bons pois acaba criando uma falsa ideia de pensamentos nas pessoas. Além de criar conflitos.

[Muratinha e Marcos ajudaram na reflexão]

0 comentários: